segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fraude - Licitação de Serviços já Prestados


FALCATRUA NA “PORCO FEST”

Ainda nos deparamos muito, principalmente em prefeituras, com licitações que são instauradas somente para legitimar uma contratação já efetuada antes do pleito.

Normalmente isso acontece quando uma determinada empresa, por motivos que já conhecemos, é contratada para prestar um serviço ou fornecer um produto, sem licitação e para arcar com os custos viabiliza-se uma licitação com carta marcada, onde a empresa que vencerá, é claro, será a empresa contratada anteriormente.

Esse procedimento é crime , pois fere a lei de Licitações e Contratos.

O vídeo, abaixo, mostra um caso interessante que aconteceu no município de Campo Mourão que, diga-se de passagem, está se demonstrando uma cidade modelo de corrupção em licitações, onde uma gráfica é contratada para confeccionar os cartazes e convites da PORCO FEST, evento organizado por uma empresa privada e a Prefeitura resolve fazer um agradinho, pagando por essa despesa com dinheiro público.

Mas, como os cartazes e convites já tinham sido entregues, a idéia foi simples, fazer um pregão para contratar justamente a empresa já contratada anteriormente.

Acompanhe o vídeo. Atentem, no inicio da reportagem, o detalhe do pregoeiro declarando que o pregão será cancelado e a decepção do licitante que já contava com o dinheiro no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário