segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Como funcionou o leilão do Campo de Libra (Pré-Sal)



A Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou hoje (21/10) o primeiro leilão de exploração e produção de petróleo no pré-sal, sob o regime de partilha da produção.

A licitação envolve a área de Libra, localizada na Bacia de Santos, que tem reservas estimadas de 8 bilhões a 12 bilhões de barris de petróleo. É o maior campo de petróleo do país, com volume superior aos campos de e Franco, ambos no pré-sal da Bacia de Santos.

Libra, portanto, não é o primeiro campo do pré-sal licitado, mas foi o pioneiro sob o novo regime de partilha, em que a União é parceira na operação da área.

O imenso reservatório do pré-sal de Lula foi a primeira grande descoberta do pré-sal, mas a área já estava concedida à Petrobras e opera sob o regime de concessão, em que o Estado recebe apenas royalties e participações especiais nos lucros de grandes campos.

Em Libra, como nos próximos campos que forem licitados sob o regime de partilha, a Petrobras será a operadora, com pelo menos 30% de participação no negócio. A estatal Pré-Sal Petróleo será parceira do negócio, sem participação acionária, mas com poder de decisão sobre a operação.

O leilão envolveu 70% da área de Libra.

Onze empresas se habilitaram para participar da licitação, são elas:

Petrobrás - Brasileira
Cnooc – Chinesa
CNPC – Chinesa
Shell - Anglo-holandesa
Petronas - Malaia
Total – Francesa
ONGC – Indiana
Ecopetrol – Colombiana
Mitsui – Japonesa
Petrogal – Portuguesa e Chinesa
Rapsol Sinopec Brasil – Espanhola e Chinesa

A vencedora do leilão seria a empresa ou o consórcio que oferecesse o maior percentual de lucro para a União.

O mínimo que as empresas poderiam oferecer era 41,65% do lucro do óleo, ou seja, do volume que exceder os custos de operação e os royalties.

A Pré-Sal Petróleo também será responsável por controlar que o pagamento do lucro óleo seja feito corretamente à União.

Antes mesmo de começar a operar no campo, a empresa vencedora também terá que pagar um bônus de assinatura, referente à compra do direito de explorar e produzir no campo de R$ 15 bilhões.

A estimativa da ANP é que, quando começar a produzir, Libra gere R$ 30 bilhões por ano em partilha da produção e royalties para a União, os estados e municípios.
  
Veja, abaixo, os números do Pré-Sal:



Última Nota (21/10 – 15:30h):

O leilão durou apenas quarenta minutos e teve apenas uma proposta apresentada. 

O vencedor foi o consórcio liderado pela Petrobrás e composto pelas empresas Shell, Total, CNPC e CNOOC.