quarta-feira, 20 de julho de 2011

Licitação do Trem-Bala - Tá complicado...




O Leilão do trem-bala que ligará Campinas a Rio de Janeiro deveria ter acontecido em 11/07, mas nenhuma empresa apresentou proposta. Isto já era de se esperar depois do processo ter sido adiado por duas vezes e do Tribunal de Contas ter recomendado algumas mudanças no Edital.

Como conseqüência o processo foi dividido em duas etapas. A primeira etapa visará a contratação da tecnologia e operação e a segunda contemplará as obras da linha férrea.

Hoje a ANTT informou que a primeira etapa terá seu Edital divulgado em outubro de 2011 e o leilão realizado em fevereiro de 2012.

Cinco países devem participar dessa etapa: Japão, Coréia do Sul, Alemanha, França, e Espanha.

O Edital da segunda etapa deve ser publicado no final de 2012 e a empresa contratada deverá adequar o projeto à tecnologia definida na primeira etapa.

A grande verdade é que o governo estima a obra em 35 bilhões, mas as empreiteiras afirmam que o projeto não sai por menos de 50 bilhões. Por isso que nenhuma empresa apresenta proposta e o projeto tem vivido uma sucessão de fracassos.

Outra conclusão que podemos tirar de tudo isso é que será muito difícil que o tão sonhado Trem-Bala esteja pronto na Copa do mundo em 2014.