segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Licitações em 2017. Dando um Chapéu na Crise



2017 Chegou!!

Estamos iniciando um novo ano e, com certeza, aquela palavrinha que nos acompanhou e preocupou por todo o ano passado ainda encontra-se latente em nossa mente e bolso: CRISE.

É certo que vivemos uma crise econômica e uma crise política quase sem precedentes e, mesmo que o calendário tenha virado, ainda temos uma longa batalha pela frente.

Em tempos difíceis é sempre a mesma coisa: explorar novos serviços, buscar novos parceiros, ampliar a base de clientes, divulgar os produtos da empresa enfim, tudo que for necessário para manter a lucratividade, o bom funcionamento dos negócios e o pagamento das contas.

Mas todas as ações acima descritas apontam para a mesma direção: Grandes Investimentos.

É precisamente nos períodos de crise que somos estimulados a sair da zona de conforto, inovar, procurar novos nichos de mercado, experimentar as habilidades esquecidas e colocar em prática a criatividade.

Diante dessa realidade eu, mais uma vez, coloco em evidência a alternativa que cada vez mais deve ser buscada pelo empresariado: Vendas ao Governo.

O Governo possui algumas características interessantes:

Nunca falirá, por pior que seja a administração;
Tem necessidades constantes;
Há certeza no pagamento. E mesmo que seja necessário buscá-lo por vias judiciais (e hoje essa necessidade tem diminuído consideravelmente), é mais fácil fazê-lo perante o Governo;
Não existe sucessão de empresas, ocultação de sócios e patrimônio, confusão patrimonial, etc;
Há oportunidades para todos os tipos de empresas e profissionais;
As oportunidades de negócio simplesmente surgem (editais publicados), dispensando necessidade de grandes investimentos para prospecção comercial constante;
Alta abrangência geográfica. Os sistemas eletrônicos propiciam aos empresários a participação de licitações em todo o Brasil sem sair de sua mesa.

E no cenário econômico e político brasileiro atual, é possível afirmar que esse é o grande momento das pequenas e médias empresas no mercado de licitações públicas.

Grandes empresas que dominavam certos segmentos de contratações públicas estão envolvidas em escândalos de corrupção e são investigadas, tendo seus ativos retidos pelo próprio governo e com baixa capacidade de investimentos em novos projetos. Enquanto isso, as pequenas e médias empresas entram com força no mercado de licitações para aproveitar as oportunidades que antes não tinham como disputar.

Somam-se a isso os benefícios dados por lei às micro e pequenas empresas que, inclusive, já possuem faixa de contratação exclusiva para elas (licitações de até 80 mil reais).

Assim, é preciso que as empresas estejam prontas nesse momento propício para a realização de negócios com órgãos públicos. 

Nos momentos de dificuldade econômica é preciso saber identificar as grandes oportunidades e posso garantir que a maior delas chama-se LICITAÇÕES.

Para finalizar, um pequeno alerta. Vender ou prestar serviços para o governo é uma alternativa interessante, mas a empresa deve estar preparada e bem-assessorada para ter os devidos cuidados que são indispensáveis para o sucesso da negociação.

Desejo a todos os meus amigos, clientes e seguidores um 2017 repleto de paz, prosperidade e “Empenhos”!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário