terça-feira, 21 de junho de 2011

Vender para o Governo não é mais um mal negócio

Um grande cliente, caracterizado pela onipresença, com dinheiro para investir e grande carência de recursos tecnológicos.
O governo representa um setor muito atraente para empresas fornecedoras de produtos e serviços de tecnologias da informação e comunicação. Muitas empresas, porém, e principalmente as de menor porte, não sabem como se aproximar desse mercado. Há muito desconhecimento e preconceito impedindo essa aproximação.
Além do mais, fornecer para o governo é uma experiência totalmente diferente daquela oferecida pelo setor privado: cada contrato assinado é precedido por uma liturgia formal extensa, num processo cheio de termos específicos e normas rígidas que precisam ser compreendidos.
Por outro lado, poucos setores oferecem tamanhas condições de isonomia na concorrência. Principalmente após o advento dos meios eletrônicos de licitação, é possível a qualquer empresa de qualquer porte nas mais remotas regiões do País participar de um processo de licitação. Sem a necessidade de grandes deslocamentos, já que tudo é resolvido de forma eletrônica, os fornecedores aumentam seu alcance.
Fornecer para o governo não é tão difícil, só exige aquisição de conhecimento específico. Vale a pena, no entanto.

Fabio Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário