Vamos relembrar a diferença entre duas modalidades de licitação. Tomada de Preços e Pregão.
Na modalidade Tomada de Preços os interessados deve estar devidamente cadastrados ou atenderem a todas as condições de cadastramento até o terceiro dia anterior a data de recebimento das propostas.
O valor estimado da contratação deverá ser:
- Até um milhão e quinhentos mil reais, para obras serviços de engenharia.
- Até seiscentos e cinquenta mil reais, para compras e serviços.
Na Tomada de Preços primeiro serão abertos os envelopes de habilitação e em seguida os envelopes de Propostas somente das empresas habilitadas.
As empresas deverão apresentar as suas propostas com o preço final, pois não há possibilidade de alteração já que nessa modalidade não existe a sessão de lances.
O Pregão é realizado para aquisição de bens e serviços comuns e não há necessidade das empresas serem cadastradas no órgão.
Nesta modalidade não há limite de valor estimado. O Pregão pode ser realizado para qualquer valor de contratação.
No Pregão não há inversão das fases. Primeiro são abertos os envelopes de proposta comercial para a disputa de lances e em seguida o envelope de documentação de habilitação somente da empresa que apresentou o menor preço.
Segue, abaixo, dois vídeos da Prefeitura de Parnaíba no Piauí, um de uma sessão de Pregão Presencial e outro de uma sessão de Tomada de Preços.
Pregão Presencial:
Tomada de Preços:
) Em licitação visando à aquisição de veículos para a frota oficial do poder público (a) é admissível cláusula no edital que exija a recompra dos veículos antigos da frota (que são todos da mesma marca) cuja renovação se pretende, como componente da proposta, a fim de abater o preço final? (b) qual é a modalidade adequada, considerando que o preço global estimado é de R$ 600.000,00? (c) se o preço a ser pago pela Administração for em prestações, e esta retardá-lo por 89 (oitenta e nove) dias, qual medida assiste ao contratado?
ResponderExcluirness questão a modalidade na minha opinião é o pregão e não cabe essa clausula pois esta restringindo a competitividade
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluir